top of page
INÍCIO
evaluation-management-of-htn-elpaso.jpeg

ESTENOSE ARTÉRIA RENAL

A estenose da artéria renal é uma condição médica na qual ocorre um estreitamento das artérias  que levam sangue para os rins devido acúmulo de placas de gordura (fatores associados - diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, tabagismo...), causando estreitamentos e redução do fluxo sanguíneo podendo comprometer a sua função e causar atrofia do rim (redução de seu tamanho).

SINTOMAS

Essa condição pode ser assintomática ou pode causar pressão alta de difícil controle, mal funcionamento dos rins, falência renal necessitando de diálises e também outros problemas de saúde graves. Na grande maioria dos casos a doença é silenciosa e assintomática. Os sintomas que podem estar relacionados são: pressão arterial elevada que é difícil de controlar com medicamentos, diminuição do fluxo urinário e dor abdominal ou nas costas.

TRATAMENTO

O tratamento da estenose da artéria renal se baseia no controle dos fatores de risco, como pode incluir também medicamentos para controlar a pressão arterial e outras condições subjacentes, bem como procedimentos médicos por cateterismo e colocação de stent (angioplastia) para dilatar a artéria e restaurar o fluxo sanguíneo normal para os rins, porém é alvo de grande discussão clínica entre os especialistas. Em casos graves, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para corrigir a estenose.

PREVENÇÃO
A prevenção da estenose da artéria renal é importante e pode ser alcançada através da adoção de um estilo de vida saudável, que inclui uma dieta balanceada, atividade física regular e não fumar. É importante também realizar exames preventivos, especialmente se você tem histórico familiar ou fatores de risco para a condição.

Logo do Whatsapp
bottom of page