top of page
INÍCIO
tratamento de varizes e vasinhos

TRATAMENTO DE VARIZES E VASINHOS

Atualmente existem diversos métodos para o tratamento de varizes, e a escolha do procedimento ideal vai depender de alguns fatores, como o tamanho das veias a serem tratadas, idade do paciente, se é ou não um caso avançado de má circulação e varizes, se há comprometimento das veias safenas, tonalidade da pele, cor do vaso a ser tratado, dentre outros fatores. 

 

Portanto, como podemos observar, não há um método que seja melhor que o outro, mas sim uma indicação individualizada para cada paciente, e muitas vezes os procedimentos se complementam. Tipos de tratamento: Tratamento cirúrgico de varizes, tratamento com espuma densa guiado com ultrassom, escleroterapia líquida, laser transdérmico, termoablação de veias safenas, dentre outros.

 

Aqui na clínica CEMAV, temos protocolos personalizados para o tratamento de varizes, microvarizes e vasinhos, nos quais elaboramos todo um planejamento de seu tratamento, desde os cuidados pré-procedimento, durante, e pós-procedimento, usando associação de todas as técnicas citadas acima, para conseguir melhores resultados, porém não abrindo mão do conforto e segurança do paciente durante toda jornada de tratamento.

 

 

 

 

Se trata de um procedimento para a remoção de forma cirúrgica das veias doentes (varizes e microvarizes), que é realizada através de micro cortes próximo das veias, feito com um bisturi delicado, e então se utiliza um pequeno gancho para a retirada da veia. 

No caso de veias safenas comprometidas, elas são retiradas cirurgicamente através de 2 cortes pequenos, normalmente um na virilha e outro próximo do joelho ou tornozelo, e após acessar a veia safena cirurgicamente é realizado sua retirada utilizando um dispositivo chamado fleboextrator.

A maioria dos casos são realizados no hospital, o tipo de anestesia depende de características do paciente, da quantidade de varizes, se há ou não tratamento das safenas, dentre outros fatores. Normalmente o paciente tem alta no mesmo dia para casa. Em casos mais simples é possível realizar no consultório com anestesia local. 

 

De modo geral é necessário período de 5-14 dias de repouso relativo, a depender de cada caso.

 

 

 

 

Nos casos de varizes em que a veia safena também está doente e necessita ser tratada, pode-se utilizar de técnicas que são pouco invasivas, as quais na verdade são as mais recomendadas para o tratamento de veia safena, ou seja, tem mais benefícios e menos complicações do que a retirada cirúrgica da veia.

Estamos falando do Endolaser ou da Radiofrequência. Essas duas técnicas utilizam de princípios diferentes para o tratamento da veia safena, porém com finalidade semelhante, que seria a "cauterização"da veia. 

Para esses procedimentos, é utilizado uma fibra (que parece um cateter), a qual navega por dentro da veia safena, através de uma punção que é feita na veia com a ajuda de ultrassom. Então a ponta dessa fibra emite calor e cauteriza a veia, sem precisar de cortes e de pontos. Isso implica em menos hematomas, inchaços, dor, complicações, menor tempo de repouso e retorno mais rápido as atividades diárias.

Em casos selecionados é possível realizar no consultório com anestesia local e sedação leve.

TRATAMENTO CIRÚRGICO DE VARIZES 

TRATAMENTO DE VEIAS SAFENA COM TÉCNICAS MINIMAMENTE INVASIVAS

Logo do Whatsapp
bottom of page