top of page
INÍCIO
perna com varizes

VARIZES

A palavra variz se origina do latim: VARIX que significa SERPENTE.

As varizes  são veias das pernas que se tornam dilatadas, tortuosas e que não fazem sua função de forma correta, ou seja, são veias doentes, que dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre e que não conseguem empurrar o sangue de volta para as veias do abdome. Embora algumas pessoas com varizes possam não apresentar sintomas, a condição pode causar complicações mais sérias se não forem tratadas adequadamente.

As veias mais acometidas pela doença varicosa são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas.

CAUSAS

As varizes são sinais da doença venosa crônica (a qual popularmente chamamos de ‘’má circulação’’) e podem ser causadas por um mau funcionamento das válvulas presentes dentro das veias, e do enfraquecimento de suas paredes, dificultando que o sangue volte de forma adequada para o coração, deixando as veias tortuosas e dilatadas, gerando um represamento de sangue nos membros inferiores.


O principal fator de risco para se ter varizes é a presença desta doença na família, ou seja a hereditariedade. Porem existem outros fatos de risco que favorecem o aparecimento ou agravo das varizes:

• Idade – costumam aparecer a partir de 30 anos de idade. Entretanto, as microvarizes ou “aranhas vasculares”, também chamadas de “vasinhos”, podem aparecer em pessoas bem mais jovens.

• Sexo – as mulheres são mais propensas do que os homens, fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias. Alguns pesquisadores relatam que as terapias de reposição hormonal e anticoncepcionais aumentam o risco de varizes.

• História Familiar – se há uma incidência de varizes na família, a sua chance de ter a doença será maior.

• Obesidade – o sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias e dificulta o retorno venoso.

• Traumatismo nas pernas.

• Temperatura exposição ao calor por tempo prolongado pode provocar dilatação das veias. Não é à toa que a incidência de varizes é um pouco menor nos países mais frios.

• Tabagismopesquisas revelam que a parede das veias também sofre as agressões das substâncias contidas nos cigarros.

• GravidezDurante a gravidez a quantidade de sangue circulante aumenta e, portanto, aumenta o trabalho das veias. Outro fator que acontece na gestação: o útero vai aumentando de tamanho e comprimindo as veias do abdômen e da região pélvica da mulher, colocando assim um obstáculo para a subida do sangue das pernas para o coração.

• Sedentarismo o movimento das pernas é muito importante para “bombear” o sangue das veias. Portanto, ficar muito tempo sentado ou em pé parado é muito ruim para o trabalho das veias.

• Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal – mais uma vez encontramos o problema dos hormônios atrapalhando as veias da perna. Alguns pesquisadores já responsabilizam os hormônios e anticoncepcionais pelo aparecimento de varizes em mulheres jovens, porém é um tema controverso ainda.

SINTOMAS

Os sintomas das varizes podem incluir dor, inchaço, coceira, sensação de peso e queimação nas pernas, que aparecem normalmente ao final do dia após longos períodos em pé ou sentado, e tendem a melhorar com o repouso e elevação dos membros. Em casos mais graves podem ocorrer trombose das varizes (varicoflebite), sangramento (varicorragia) e até trombose venosa profunda. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, é importante consultar um médico para avaliação e diagnóstico adequados.

TRATAMENTO

O tratamento das varizes inclui mudanças no estilo de vida (prática regular de atividade física e controle do peso), uso de meias de compressão e medicamentos para ajudar a melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Além disso existem casos que necessitam de procedimentos como escleroterapia com espuma densa, micro-cirurgia e métodos termoablativos (endolaser e radiofrequência para tratamento das veias safenas quando necessário).

Logo do Whatsapp
bottom of page